sábado, 3 de dezembro de 2011

Essa história nossa

De tempos para cá, descobri algo que acho que é maravilhoso em mim. Não lembro quando exatamente aconteceu, mas acho que cresceu em mim com os anos e agora tem se tornado maduro e quase definido. E hoje vejo que minha trajetória me trouxe para esse ‘algo’ como uma pedrinha que rio carrega até determinado ponto.

Desde não sei quando, desenvolvi o interesse por ouvir boas histórias, histórias que fazem das pessoas que as contam fascinantes, únicas. A maioria das pessoas passa por coisas que para si são banais, mas para mim são como pérolas querendo ser descobertas, polidas, esperando por se tornarem boas pérolas.

Hoje vejo que algumas coisas pelas quais passei foram como preparação (ou o nome que você quiser dar para isso) para essa mania tão minha. Talvez o fato de eu cursar Jornalismo acrescente alguma técnica, algum método a essa loucura, como disse um dos personagens de Shakespeare em uma de suas peças (acho que é Hamlet).

Boas histórias me inspiram, me deixam maravilhada com o potencial das pessoas para vencer obstáculos e barreiras, me fazem querer ser alguém melhor e me fazem querer dividi-las com todos.

As histórias que ouço na faculdade, no ônibus, no trem, no metro não são espetaculares aventuras mágicas ou heróicas, mas histórias de gente simples ás vezes tristes outras tantas engraçadas, mas todas compõem a vida dessas pessoas junto com tantas outras. Pode ser a história de como a bisavó morreu depois de comer abacate*, mas aquela história faz parte da vida das pessoas, de quem elas são.

Talvez se fossemos definir a essência das pessoas chegaríamos a seguinte definição de que nada mais é do que a junção de muitas histórias que vieram antes delas, as que elas viveram e as que estão por viver. Cada pessoa, cada vida é uma história que tem sido contada ao vivo. Talvez nisso, nessa singularidade de histórias e vidas, more meu fascínio por essas pequenas histórias que de alguma maneira chegam aos meus curiosos ouvidos. É nisso que mora o meu deslumbramento ao ouvir uma história.  



*A história da bisavó é da minha bisavó. Conto em outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário